Guanambi segue avançando na vacinação contra a Covid-19

Nesta sexta-feira (3), é a vez dos jovens com 24 e 25 anos receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

GUANAMBI – O Plano de Imunização da Covid-19 segue em ritmo acelerado em Guanambi, município localizado na região Sudoeste do Estado. Agora, a vacinação está disponível para as pessoas com 24 e 25 anos de idade.

De acordo com informações da Prefeitura da cidade, já foram aplicadas 83.580 doses do imunizante, desde o inicio da campanha vacinal. O município já recebeu 88.821 doses da vacina, destinadas a aplicação da primeira e segunda dose, bem como dose única.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Guanambi, conforme vai chegando os lotes da vacina no município, os profissionais da saúde vão distribuindo aos pontos de vacinação. Uma força tarefa montada para administrar a logística é responsável por organizar e distribuir as vacinas em um dos 21 pontos de vacinação.

Com uma população de 85.353 habitantes, segundo estimativa populacional do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e 64.624 dentro do quadro vacinável, Guanambi superou as 80 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Foram recebidas 29.293 doses da Coronavac; 41.945 da Oxford; 16.578 da Pfizer e 1.005 da Jansen, essa com aplicação em dose única. No momento, Guanambi ainda não aplicou a terceira dose nos grupos autorizados a receberem o reforço.

A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (2), que será aplicada a primeira dose nas pessoas de 24 e 25 anos. Esse grupo pode procurar os postos de vacinação distribuídos pela cidade e levar os seguintes documentos: RG, CPF e Cartão do SUS.

Cronograma divulgado pela Prefeitura de Guanambi

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que a vacinação em algumas cidades do interior baiano ainda apresentam lentidão, devido a falta imunizantes enviadas por parte do Ministério da Saúde. De acordo com o governador da Bahia Rui Costa (PT), a quantidade de doses que o Estado recebe é inferior a proporção do número de habitantes.

Para corrigir a falha, Rui Costa acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo ao Ministério da Saúde o envio imediato das 900 mil doses que o Estado deveria receber, de acordo os critérios de distribuição das doses de vacina.

Está previsto para chegar na Bahia, nesta quinta-feira (2), às 16h55, 71.500 doses da AstraZenca. Já na sexta-feira (3), às 09h35, mais 162.630 doses da vacina da Pfizer estão previstas para desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador.

Deixe seu comentário