Guanambi e mais 18 municípios lançará Plano Municipal de Saneamento Básico

Para executar o plano de saneamento básico nos 19 municípios, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento captou recursos na Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde.

SALVADOR – Entre os dias 31 de maio e 15 julho o governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), estará realizando em 19 municípios baianos diversos eventos de apoio a criação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

A iniciativa irá beneficiar os municípios de Macaúbas, Caetité, Jequié, Guanambi, Tanque Novo, Nova Canãa, Mucugê, Palmas de Monte Alto, Candiba, Caetanos, Livramento de Nossa Senhora, Matina, Piripá, Dom Basílio, Ribeirão do Largo, Caculé e Cordeiros. Para execução do plano a SIHS conta com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na oportunidade serão debatidas as temáticas relacionadas ao melhoramento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. De acordo o Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, os Planos Municipais de Saneamento Básico serão consolidados pelos Planos Regionais que seguem a premissa de regionalização contida no Novo Marco Regulatório do Saneamento.

Foto: Blog do Latinha – Estação de Tratamento de Esgoto de Guanambi

A criação dos Planos irão viabilizar a captação de recursos para a execução das metas previstas nas obras de infraestrutura hídrica e saneamento. “Esse é o esforço institucional da SIHS, implementar no Estado uma política prioritária, para garantir a segurança hídrica, o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário adequado em todas as regiões da Bahia”, destacou.

Em razão da pandemia de Covid-19, os eventos serão transmitidos pelas redes sociais das Prefeituras municipais atendidas. A SIHS defende a participação social é muito importante para criação e adaptação das políticas públicas voltadas para o saneamento básico, por esse motivo o evento é aberto a toda sociedade civil e organizada.

Leia mais:
Deixe seu comentário