Governador poderá prorrogar decreto por mais 7 dias nos 22 municípios da Microrregião de Guanambi
O decreto poderá ser prorrogado por mais 7 dias, nos 22 municípios da Microrregião de Guanambi
GUANAMBI – As medidas restritivas mais duras para tentar frear o contágio e as mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), poderá ser prorrogado pelo governador Rui Costa (PT), nos 22 municípios da Microrregião de Guanambi, por mais 7 dias, na próxima segunda-feira (15).
De acordo com prefeitos ouvidos pela reportagem na manhã desta sexta-feira (12) em Guanambi, durante um encontro de prefeitos, uma reunião estava agendada com o governador, no entanto, não ocorreu porque Rui Costa estava envolvido na compra de 6 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
“Se o governador resolver não prorrogar o decreto na próxima segunda-feira, então vou editar um novo decreto permitido que os comércios não essências abra meia porta. Se for prorrogado não podemos fazer nada”,comentou um prefeito.
Ainda de acordo com os prefeitos, os municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi, só tomarão uma decisão em comum acordo.
Questionado se cada município poderá adequar o decreto estadual, um prefeito respondeu que sim, contudo, essa adequação não pode ser para afrouxar o decreto, mas para endurecer ainda mais.
Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, defendeu a defender a prorrogação, por mais 7 dias, das medidas que proíbem o funcionamento de atividades não essenciais na capital e na Região Metropolitana.
O toque de recolher permanece em vigor em todo o estado até o dia 1º de abril, restringindo a circulação de pessoas entre 20h e 5h, em todos os municípios baianos. Além disso, nos finais de semana, serviços não-essenciais também estão impedidos de funcionar em toda a Bahia.