Gás para Todos: governo lança programa para distribuição direta de botijões

O benefício é destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo.

BRASÍLIA – O governo federal lançará na próxima semana um programa reformulado para o Auxílio Gás, com o objetivo de assegurar às famílias de baixa renda o acesso direto ao botijão de gás de cozinha (GLP), em vez de apenas repassar um valor financeiro baseado no preço médio nacional. A novidade foi anunciada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (27), durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

“O programa está finalizado e será lançado na semana que vem. A iniciativa será ampliada gradativamente e, em março, atenderá 15,5 milhões de famílias, o que representa mais de 46 milhões de pessoas”, destacou o ministro.

O benefício é destinado a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo. Atualmente, cerca de 5,6 milhões de famílias recebem o auxílio, número que, conforme o governo, deve superar 20 milhões. Para o próximo ano, estão previstos R$ 13,6 bilhões em recursos para o programa.

No modelo vigente, cada família recebe R$ 108 a cada dois meses, valor que corresponde a 100% do preço médio do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg. Com a nova proposta, as famílias receberão um vale crédito, conforme explicou o ministro Rui Costa.

Deixe seu comentário