Fósseis são encontrados em área da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Guanambi
O material foi recolhido em um dos três sítios paleontológicos já identificados na região, por onde passará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) resgatou diversos fósseis no município baiano de Guanambi, no centro-sul da Bahia. O material foi recolhido em um dos três sítios paleontológicos já identificados na região, por onde passará a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Scherer, a tarefa consistiu em resgatar os fósseis de um local já remexido pelo homem e, por isso, o material estava muito fragmentado. Durante três dias a equipe escavou o local e organizou metodicamente todo o material encontrado. Alguns fósseis possibilitaram a identificação imediata de seis espécies, que habitaram aquela região em tempos remotos, de 10 mil a 1,8 milhão de anos. A expectativa é de que possam ser encontrados futuramente mais fósseis e em condições melhores para serem estudados.
No entanto, as buscas somente serão possíveis quando não mais houver água, o que deve acontecer dentro de alguns meses, em razão do período de seca que sempre atinge a região. Todo o material coletado será depositado na Coleção de Paleontologia da UFRB. Conforme prevê a legislação federal, os fósseis pertencem à União e devem ser encaminhados para instituições de pesquisa e ensino para que o maior número de pesquisadores possa ter acesso.
Por:Bahia Notícias