Festa celebra migração da Rádio Educadora de Caetité de AM para FM nesta sexta(23)
A mudança de frequência representa um divisor de águas na história da emissora, que operou 37 anos (trinta e sete anos), na faixa AM-Amplitude Modulada

O desligamento do transmissor da rádio Educadora de Caetité AM acontece na próxima sexta-feira, 23 de novembro, na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia. A mudança de frequência representa um divisor de águas na história da emissora, que operou 37 anos (trinta e sete anos), na faixa AM-Amplitude Modulada.
Conforme informação da Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité, a cerimonia de migração acontece às 08h00 da manhã, no parque de transmissão, na saída para o distrito de Brejinho das Ametistas. Em seguida, o Ato de Solene será no Auditório da Rádio Educadora.
Histórico
Segundo informação do graduando em Jornalismo Willian Silva, em 15 de março de 1981, a Rádio Educadora entrou no ar operando na frequência de 1510 Khz, através da iniciativa de Dom Eliseu Maria Gomes, empresários locais e do Clube do Sócios. A emissora a partir de sexta-feira entra no ar na frequência 100,7 FM.
Migração de AM para FM
O processo de migração das emissoras AM para FM foi iniciado em 7 de novembro de 2013, quando a ex-presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que permite a migração. O governo federal propôs a migração dessas estações para os canais 5 e 6 de TV analógica, o que se tornou viável tão logo o sinal digital de TV passou a ser implantado, com o desligamento gradativo do sinal analógico de TV, em todo o território nacional.
O desligamento do transmissor AM é uma obrigação estipulada no decreto 8139/2013,que regulamenta o processo de migração. Conforme o decreto, depois de migrada a emissora, o transmissor da AM possui um prazo para ser desligado e a emissora deve devolver à União os canais utilizados para a execução do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias, que são concessões públicas.
Redação www folhadovale.net