Família leva golpe de 9 mil após celular de adolescente ser invadido em Carinhanha

Conhecida como "mão fantasma", a ação criminosa invade os celulares das vítimas, que são enganadas a instalarem programas maliciosos.

CARINHANHA — Uma família da zona rural de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, levou um golpe de quase 10 mil reais após a filha ter o aparelho celular invadido. A ocorrência foi registrada na quinta-feira (23), na Delegacia Territorial de Carinhanha.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A mãe da adolescente de 13 anos, Lionaya de Brito Santana, narrou que o celular da filha desligou repentinamente. A filha teria tentado ligar, mas percebeu que estava sem controle dos aplicativos, inclusive o Instagram e o Nubank.

Lionaya informou que, em questão de minutos, os criminosos realizaram um empréstimo de R$ 9.000 por meio do aplicativo bancário, valor transferido para uma conta no PagBank em nome de Anderson Santos da Silva.

A instituição financeira foi comunicada e orientou que fosse feito o registro policial, a fim de permitir o bloqueio da transação e a tentativa de recuperação do dinheiro. A Polícia Civil investiga o caso e recomenda que, em situações semelhantes, a vítima entre em contato imediato com o banco e registre o boletim de ocorrência.

De acordo com a polícia, esse é um novo tipo de golpe que permite à vítima ver sua conta bancária sendo “esvaziada” em tempo real. Conhecida como “mão fantasma”, a ação criminosa invade os celulares das vítimas, que são enganadas a instalarem programas maliciosos.

1. Como os criminosos chegam até as vítimas?

Segundo a Polícia Federal, no “golpe da mão fantasma”, os criminosos alcançam suas vítimas simulando gravações de centrais telefônicas. Ao atender a chamada, o cliente é transferido para um atendente que, na verdade, é um dos integrantes da quadrilha.

Os criminosos abordam a vítima informando que houve algum tipo de movimentação, compra ou débito suspeito na conta do usuário para obter informações.

Deixe seu comentário