Ex-prefeito Bia de Iuiú deve dar o tom da sucessão municipal em 2016

O que se pode concluir é que teremos eleições com disputas equilibradas com possibilidades de mudanças substanciais, mas também com continuísmo.

Em 2016, o cenário político no município de Iuiú, sudoeste da Bahia, será bem diferente do que o que predominou até as eleições de 2014, onde os candidatos a deputados do ex-prefeito Reinaldo Barbosa de Góes (Reinaldo Góes), obtiveram frente. Não haverá mais no jogo político a presença forte de Góes, único cabo eleitoral de Iuiú com poder de transferência de voto. Góes voltará em 2016 aos palanques para pedir voto para ele, caso consiga resolver algumas pendências, mas não será, nem de longe, o líder poderoso que Iuiú já teve, assim como foi o ex-prefeito Manoel Guedes. Essa condição simplesmente não existe mais.

Sai de cena Góes e entra em seu lugar Vicente Cristo Lopes (Bia), que foi candidato a prefeito em 2012, concorrendo com Vagner Lopes Frota, Dr.Vaguinho (PT). Bia é de estilo bem diferente. Democrático, afeito ao diálogo e avesso à dominação política.

Se por um lado Dr.Vagunho não abre mão de concorre à reeleição, o ex-prefeito Góes, também já coloca seu nome em apreciação. Góes tentará repetir a parceria que deu certo em 2008, onde ele se elegeu prefeito e Bia vice, mas terá pela frente um cenário diferente.

Em 2012, sem poder concorrer à reeleição Góes apontou Bia como seu sucesso, que foi derrotado pelo atual Dr.Vaguinho, por 53 votos. Quase quatro anos depois, o cenário político de Iuiú é praticamente o mesmo do encontrado em 2012.

O portal Folha do Vale, ouviu várias figuras da política de Iuiú,entre elas vereadores,lideranças e comunidade,onde todos diagnosticaram,que se a aliança entre Góes e Bia continuar,eles não terão muita de dificuldade para vencer as eleições vindoura,mas se o resulto for oposto Vaguinho poderá se considerar prefeito novamente.

Lideranças apontam que a parceria entre Góes e Bia poderá não acontecer, já que existe certo distanciamento entre os dois. Por outro lado segundo fontes segura, existe uma grande aproximação de Bia com o atual gestor. Pessoas mais próximas de Vaguniho não confirmam a aproximação, já os mais próximos Góes negam e garante que a amizade entre eles seguem solida.

O que se pode concluir é que teremos eleições com disputas equilibradas com possibilidades de mudanças substanciais, mas também com continuísmo. Mesmo diante desse cenário, Bia ainda faz a diferença para qualquer lado que for.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário