Escolas de Malhada realizam passeata sobre suicídio

O suicídio é um grave problema de saúde pública, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo

Foto: Mário Sérgio
Foto: Mário Sérgio

Durante a manhã desta sexta-feira (28), foi realizada uma passeata sobre o suicídio, no município de Malhada, no Sudoeste da Bahia. O evento foi realizado pelas escolas municipais Alice Maria e Paulo Freire, com parceria da Associação Social e Saúde, tendo como objetivo, pedir mais diálogo na sociedade e para que os casos de suicídio venham a diminuir.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. Ainda segundo a organização, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

No decorrer do mês de setembro, em todo país, é realizado a campanha “Setembro Amarelo”, a qual visa chamar atenção da população para o tema do suicídio e como preveni-lo. Infelizmente, poucos países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 relatam possuir uma estratégia nacional para isso, conforme a OMS.

Segundo a Organização, 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. Deste modo, revela-se a importância de discutir o tema, tendo em vista que uma das estratégias mais eficazes para combater o suicídio é o diálogo, o qual abre chances para que a possível vítima receba o tratamento adequado.

Por: Mateus Souza-Portal Folha do Vale

Deixe seu comentário