Empresa remove árvore em avenida na cidade de Guanambi
A secretaria informou que autorizou o loteamento a realizar a supressão da árvore, com compensação de doação de várias outras mudas.
GUANAMBI — Um pé de Amêndoa Terminalia Catappa que oferecia risco para os motoristas que trafegava pela avenida Governador Valdir Pires, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, foi removida na manhã desta segunda-feira (11).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A Secretaria de Meio Ambiente já havia autorizado a supressão da árvore exótica, após se reunir com o Departamento de Trânsito, que solicitou a retirada da árvore em razão do risco.
A secretaria informou que autorizou o loteamento a realizar a supressão da árvore, com compensação de doação de várias outras mudas.
A Amendoeira (Terminalia catappa) é uma espécie exótica. No passado, era possível avistar amendoeiras enormes na cidade. Mas a árvore, infelizmente, também é a primeira colocada em outra lista: a de piores espécies para a arborização urbana, que se deve principalmente às suas raízes, que quando atingem uma idade mais avançada costumam levantar a pavimentação da calçada e, em muitos casos, do próprio asfalto, dificultando a passagem de pedestres e carros.
Um outro ponto desfavorável diz respeito aos seus frutos, que contribuem para entupimento de bueiros na cidade e, à exceção dos morcegos, não há fauna adaptada para utilizá-lo como alimento.