Formulário de Busca

Eleição para o Conselho Tutelar de Guanambi é anulada

O CMDCA deve realizar uma nova eleição nos próximos dias para escolher os novos conselheiros tutelares, na cidade de Guanambi,no Sudoeste da Bahia, após constatar irregularidades no pleito de 6 de outubro.

Publicado em 05/novembro/2019 - 06:11
Eleição do Conselho Tutelar de Guanambi,no Sudoeste da Bahia, foi anulada na segunda-feira (4), por irregularidades. Divulgação.

As eleições para o Conselho Tutelar de Guanambi realizada no dia 6 de outubro foram anuladas após denúncias de irregularidades, na última segunda-feira (4), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), conforme uma publicação no Diário Oficial do Município.

Segundo informação colhida pela reportagem, o processo eleitoral foi anulado após a comissão recontar os votos e constatar várias irregularidades em cinco seções. Na seção 01 foi encontrado no livro da Justiça Eleitoral 624 (seiscentos e vinte e quatro) assinaturas e no livro de ata foram encontradas 02 assinaturas, totalizando 626 (seiscentos e vinte e seis) votantes, no entanto foram encontradas 629 cédulas.

Na seção 2 foram encontradas 430 (quatrocentos e trinta) assinaturas no livro da Justiça Eleitoral e mais 20 (vinte) assinaturas no livro de ata, totalizando 450 votantes, no entanto foram encontradas 451 (quatrocentos e cinquenta e uma) cédulas. Na seção 04 foram encontradas 610 (seiscentos e dez) assinaturas no livro da Justiça Eleitoral e no livro de ata 17 (dezessete) assinaturas, totalizando 627 (seiscentos e vinte e sete) votantes, no entanto foram contabilizadas633 (seiscentos e trinta e três) cédulas. Já na seção 05 no livro da Justiça Eleitoral foram encontradas 514 assinaturas e no livro de ata 04 (quatro) assinaturas, totalizando 518 votantes, no entanto foram encontradas 519 cédulas.

De acordo com o CMDCA, além das ilegalidades encontradas nas seções, mesmo não sendo obrigatório o voto, o presente pleito eleitoral não atingiu a legitimidade, pois o Município de Guanambi tem 61.603 eleitores, comparecendo apenas 2.704 eleitores, o que representa menos de 5% (cinco por cento) do eleitorado local.


Para o conselho ficou claro que a falta de interesse da população em comparecer as urnas pode está relacionada à falta de transparência do referido conselho na última gestão, o qual não apresentava o resumo de suas atividades para a comunidade que os elegeu pelo voto mais democrático que existe (ninguém é obrigado a votar) e que paga os seus salários.

A reportagem apurou que  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, está sendo traçado um novo cronograma para as eleições, mas isso deve ser confirmado após uma reunião, já que  o prazo depende do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Edição:

Comentários

Fretamento

Eventos

Convite

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia

Festa do Jeans acontece dia 26 de dezembro em Montalvãnia,no Clube Camponês.O evento elege o garoto e a garota Jeans.

Enquete

Como você avalia os vereadores Malhada






Resultado parcial

CBR
© 2010-2018 Folha do Vale - Todos os direitos reservados | WOWF