Deputado Vitor Bonfim quer política estadual de incentivo a Pecuária de Leite
No texto apresentado, o Deputado Vitor Bonfim, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia, indica que o Estado deverá firmar parcerias com o governo federal e municípios para viabilizar e ampliar as ações dessa política.

Tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto nº 21.529/2015, de autoria do Deputado Vitor Bonfim (PDT), institui a Política Estadual de Incentivo à Pecuária de Leite englobando as cadeias produtivas da bovinocultura, bubalinocultura e ovino-caprinocultura. Abrangente, o PL tem como principais objetivos a garantia da oferta de leite e seus derivados em volume que garanta o abastecimento interno e excedentes para exportação; o melhoramento dos processos de produção, industrialização e comercialização, com capacitação e melhoria da assistência técnica, especialmente voltada ao agricultor familiar, visando o melhoramento genético do rebanho e o controle sanitário, inovações tecnológicas e o manejo de acordo com as características regionais, como formas de estimular o aumento de produção e a renda dos produtores.
No texto apresentado, o Deputado Vitor Bonfim, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia, indica que o Estado deverá firmar parcerias com o governo federal e municípios para viabilizar e ampliar as ações dessa política, priorizando a produção familiar, cooperativas e associações, pequenos e médios estabelecimentos comerciais e agroindustriais. Em sua justificativa, o parlamentar chama atenção para alguns números sobre o rebanho baiano, o terceiro maior do país e o maior produtor de leite no Nordeste, ultrapassando os 11 bilhões de litros em 2013, o que corresponde a 30% de toda a produção Nordestina, ainda assim insuficiente quando comparada com a estimativa de consumo interno, que passa dos 21 bilhões de litros de leite por ano. Após debate nas comissões técnicas da casa, o projeto segue para apreciação em plenário.