“Defesa Civil monitora áreas de risco em Carinhanha”, diz prefeita
A Defesa Civil monitora áreas de risco em Carinhanha, mas não há registro de desabrigados ou desalojados ainda.

CARINHANHA – O município de Carinhanha, no Médio São Francisco, está em estado de alerta sobre em decorrência das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. A Defesa Civil do município monitorando as áreas de risco na cidade, bem como alertando os moradores.
Na manhã de terça-feira (28), a prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), afirmou durante entrevista que já mobilizou todos os secretários e a frota de máquinas para atender os moradores em situação de risco.
Chica do PT disse que ônibus, caminhões e outros carros estão preparados para transportar essas pessoas em uma eventual enchente. “Temos construções à disposição para alojamento dessas pessoas. Não vamos repetir o passado”, disse.
O cidadão pode acionar a Coordenação de Defesa Civil em caso de emergência pelo telefone (77) 9 9846-3393, contudo, não existe registro de pessoas desabrigadas no Município até o momento. O número foi disponibilizado para atender cidadão em situação de risco por conta da chuva.
De acordo com Chica do PT, caso haja um enchente o vizinho município de Malhada pode contar com o suporte de Carinhanha. O prefeito Gimmy Everton agradeceu pelo apoio, mas informou que não há riscos de enchente nos próximos dias na cidade. A Coordenadora da defesa Civil de Malhada, Viviane Silva, disse que não há motivo para pânico na cidade.
Em 2012, cerca de 300 famílias ficaram desalojadas ou desabrigadas na comunidade de Ilha das Melancias. Naquele ano, o nível do rio atingiu 8 metros, enquanto apresenta vazão e atinge 5,2 metros.