Defesa Civil de Malhada descarta risco de enchente no momento
A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (28), pela Coordenação de Defesa Civil.
MALHADA – Localizado na região do Médio São Francisco, o município de Malhada, descartou alerta de enchente por conta das chuvas na região e no Norte de Minas. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (28), pela Coordenação de Defesa Civil.
A coordenadora de Defesa Civil de Malhada, Viviane Silva, informou que não há riscos de enchente nos próximos dias na cidade. Viviane alerta que não há motivo para pânico na cidade, já que o Município realiza monitoramento 24 horas por dia.
“Estamos monitorando Ilha das Melancias e Lagoa da Samba, são duas comunidades que alagam primeiro no caso de cheia. Essas comunidades estão sendo monitoradas. Por conta do riacho de Iuiú existe umas três casas com água bem perto, mas isso é por conta do nível da lagoa”,comentou Viviane.
De acordo com o Secretário de Agricultara e Meio Ambiente de Malhada, José Castor Castro de Abreu (Zé Castor), o nível do Rio São Francisco baixou nas últimas 24 horas e não há motivo para pânico.
“O nível do rio hoje é 5,2, mas para ter um enchente precisar ultrapassar 7,3”,disse Castor.
Zé Castor disse que conversou com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), os quais informaram liberando água nas comportas da Usina Três Marias. Zé explica que o perigo da enchente é Três Marias, contudo, esse risco está descartado por conta do volume de água na usina.
Ainda de acordo com Zé Castor, não há preocupação mesmo com os rios da Velha e Verde jogando no Velho Chico. “Nos últimos 90 dias choveu 520 mm em Malhada, esse acúmulo estava previsto para Malhada. Teve ano aqui que choveu quase 1.000”, encerrou.
Em março de 2020, O nível do rio São Francisco atingiu 7,02 metros. Com o nível do rio atingindo mais de 7 metros, o Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade foi coberto pelas águas do Velho.
Na vizinha cidade de Malhada, o rio jogou na comunidade de Ilha de Malhada e interrompeu o tráfego de veículos. Não há famílias desabrigadas até o momento.