Carinhanhense diagnosticado com tuberculose e câncer morre na ‘fila da morte’ aguardando regulação

Diagnóstico de tuberculose e suspeita de anemia e câncer, o paciente estava internado há 17 dias aguardando uma regulação.

Carinhanhense diagnosticado com tuberculose e câncer morre na fila da morte aguardando regulação. Foto: família

CARINHANHA –Romilcio Alves Rocha, de 44 anos, morreu na última quinta-feira (8) enquanto aguardava por uma transferência no Hospital Municipal Maria Pereira Costa (dona Quinha), em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Diagnóstico de tuberculose e suspeita de anemia e câncer, o morador da Barra do Parateca estava internado há 17 dias na unidade hospitalar aguardando uma regulação para um centro especializado.

A família lamentou a morte de Romilcio e afirmou que ele morreu à míngua, como tantos outros, em razão da sensibilidade por parte do governador Jerônimo Rodrigues.

“Ele [Romilcio] agonizou por vários dias, não se alimentava e sobrevivia apenas com soro. O oxigênio só foi colocado quando ele estava em estado terminal, mas já era tarde demais”, lamentou um sobrinho.

Em resposta ao Portal Folha do Vale, o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Barreto, lamentou a morte do paciente, inclusive afirmou que foram realizados diversos exames que confirmaram tuberculose e anemia.

Barreto disse que já havia sido liberada uma tomografia para ser realizada na quinta-feira, em razão do paciente apresentar dificuldade de deglutir (engolir), porém, infelizmente, não houve tempo para mais ações.

“Fizemos o que estava ao nosso alcance, mas lamento a demora da regulação que não está ao nosso controle”, falou.

Essa é a terceira morte registrada em menos de um mês na região por falta de regulação, sendo uma de uma guanambiense e outra iuiuense.

Deixe seu comentário