Bancos de areia se multiplicaram no Rio São Francisco
A areia que se solta dos barrancos segue para dentro do rio..
A degradação ambiental está afetando o Rio São Franciso, em todo seu percurso. Nos últimos anos, os bancos de areia se multiplicaram e não houve diminuição da área alagada nesse importante.No meio da vasta vegetação de cerrado e de caatinga, com árvores secas e terra árida, fica o pântano baiano, que é formado pelas águas do rio onde se reproduzem várias espécies de peixes. O Rio São Francisco, um dos principais rio do nordeste, oferece alimento para milhares de ribeirinhos que estão abaixo da linha da pobreza. A pesca é permitida no local.
A situação dos rios Verde e Carinhanha, na região de Malhada e Carinhanha, são afluentes do Velho Chico, também é lamentável. As matas ciliares ao lado desses rios já não existem mais restando apenas os imensos buracos de erosão. A areia que se solta dos barrancos segue para dentro do rio.
De acordo com um pescador, hoje é possível atravessar o rio São Francisco, quase andando. “Ali próximo ao Pontal você anda mais de 200 metros com água abaixo do peito,ai nada vinte ou trinta metros e começa a andar novamente, chegando à Malhada”, disse.
Segundo os moradores, há duas décadas não era possível atravessar o leito, mas devido a degradação as coisas se complicam a cada dia. Os bancos de areia estão em toda a extensão do rio.
Redação www folhadovale.net