Audiência Pública debate “História de Leocádia” e Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural de Guanambi

No encontro, foram debatidos os patrimônios materiais e imateriais, como a história, memória, preservação e valorização de Leocádia.

GUANAMBI – O  Ministério Público Estadual (MPE) promoveu uma Audiência Pública no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil/subseção Guanambi, na tarde de quinta-feira (25).

Mesa de debate
Mesa de debate

O evento foi promovido pela promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, com ênfase nas manifestações culturais que envolvem a “história de Leocádia”.

Antes de iniciar os debates explicou que faria duas composições de mesas para o debate, em razão do espaço não acomodar todos. Na primeira etapa fizeram parte da mesa Rosângela Figueiredo Miranda, Fernando Donato Vasconcelos, Maria de Fátima Novaes Pires, Gervásio Fernandes de Araújo júnior, Rosa Lima de Araújo Castro, Benedito Teixeira Gomes, José Carlos Lelis Costa e José Roberto Teixeira.

No encontro, foram debatidos os patrimônios materiais e imateriais, como a história, memória, preservação e valorização de Leocádia. Foi abordado a história, abrangendo aspectos relativos ao túmulo de Leocádia, o lajedo onde o corpo foi encontrado e sua relação com o direito à memória, à diversidade cultural e à criatividade humana.

Veja o vídeo aqui:

Tatyane afirma que o evento teve objetivo “assegurar sua continuidade histórica para as futuras gerações”. A promotora informou que foi aberto um inquérito para apurar os fatos, onde foi realizada entrevistas, inclusive ela esteve pessoalmente no local em que Leocádia foi morta.

O pós-doutorado Fernando Donato Vasconcelos iniciou agradecendo ao MPE pela iniciativa, afirmando que o debate enriquece os valores culturais. Fernando destacou que se interessou pelo tema depois que começou a estudar sobre “o Beija-flor e Bela-Flor”.

O guanambiense citou durante o evento o artigo produzido por ele batizado de “Leocádia e suas mortes”, onde ele cita que o crime aconteceu em 1891.

Na segunda fase do debate participaram o vice-prefeito Nal Azevedo, secretário Victor Boa Sorte,Edvard de Castro Costa Júnior ,presidente OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Guanambi, Helena Amaral, promotora Deliene Martins de Carvalho e a vereadora Eponima Azevedo.

Deixe seu comentário