APAE de Carinhanha anuncia assembleias para eleição de diretoria e autodefensores
A APAE de Carinhanha convoca assembleias em 14 de novembro para eleger diretoria, conselhos e autodefensores.
Carinhanha – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Carinhanha, convocou duas assembleias gerais ordinárias para o dia 14 de novembro de 2025, em sua sede na Praça Deputado Henrique Brito, Centro. As reuniões têm como objetivo a eleição da nova Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e dos autodefensores da entidade.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A primeira assembleia, destinada a associados contribuintes e especiais, será realizada às 15h. A pauta inclui a apresentação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2023/2025, a análise e aprovação das contas dos exercícios de 2023 a 2025, com parecer do Conselho Fiscal, e a eleição da nova diretoria e conselhos, além de assuntos gerais.
De acordo com o edital, as chapas devem ser inscritas na Secretaria da APAE até 20 dias antes da assembleia e serão avaliadas pela Comissão Eleitoral. Para participar, os associados especiais devem ter mínimo de um ano de frequência nos programas da APAE, enquanto os associados contribuintes precisam ter um ano de filiação e estar em dia com suas obrigações, sendo desejável experiência em gestão.
A assembleia seguirá as regras de instalação previstas no Estatuto: primeira convocação com a maioria absoluta dos associados e, em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número de presentes.
A segunda assembleia, específica para a eleição dos autodefensores, ocorrerá às 16h e é aberta a pessoas com deficiência intelectual e múltipla regularmente matriculadas e frequentes nos programas da APAE. Serão eleitos quatro membros da Autodefensoria, dois titulares (um homem e uma mulher) e dois suplentes (um homem e uma mulher). A verificação da elegibilidade dos candidatos seguirá critérios estabelecidos no Estatuto da entidade.
O processo de eleição, segundo a APAE, tem como objetivo garantir a participação democrática dos associados e a representatividade das pessoas com deficiência na gestão da instituição.