Amauri Teixeira indica a criação de curso de medicina em cidades do interior baiano e inclui o município de Guanambi
“É claro que a criação dos cursos de Medicina não vai ter impacto imediato. Os seis anos para formar um médico mais o tempo de residência totalizam oito anos, mas é melhor começar a formar e a ter uma solução estruturante agora do que postergar como temos feito”.
O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) solicitou ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, através da Indicação 3526/13 a criação de cursos de medicina em Jacobina, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi e Feira de Santana. De acordo com o parlamentar há a necessidade de implantação de mais cursos de medicina no estado, especialmente no interior, bem como de cursos de residências médicas. “Nós precisamos introduzir mecanismos que sejam estruturantes para a fixação de mão de obra. E por mais resistência corporativa que tenhamos, um dos mecanismos fixadores pode ser a abertura de novos cursos de Medicina, principalmente no interior, além da abertura de cursos de residência médica”, destacou Teixeira.
O parlamentar reconheceu os esforços da presidenta Dilma Rousseff e dos Ministros Alexandre Padilha, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante que atenderam ao clamor da bancada da Bahia. “Nós conseguimos criar na Bahia, junto com o Padilha, cursos de Medicina em Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Barreiras e em Paulo Afonso”, citou Teixeira, que destacou também como problema a má distribuição dos profissionais da medicina pelo país. Amauri reconheceu que os resultados podem demorar a aparecer, mas defendeu a necessidade das medidas. “É claro que a criação dos cursos de Medicina não vai ter impacto imediato. Os seis anos para formar um médico mais o tempo de residência totalizam oito anos, mas é melhor começar a formar e a ter uma solução estruturante agora do que postergar como temos feito”.
Edição www folhadovale.net