Alunos do distrito de Pinga Fogo em Palmas de Monte Alto visitam a Estação de Tratamento de Água em Julião

Para Tiago Franco Coordenador da ETA, qualquer grupo de pessoas, pertencente às escolas, agremiações e outras organizações da sociedade civil, pode conhecer as instalações da ETA da Julião. Para tanto, basta fazer o agendamento prévio com a concessionária.

Como parte de estudar as questões referentes ao Saneamento Básico, alunos da Escola Municipal Simpliciano Martins Roriz, localizada no distrito de Pinga Fogo, Palmas de Monte Alto,foram conheceram na manhã desta sexta-feira (1), a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no povoado do Julião, no município de Malhada.

Segundo a coordenadora e professora Cleidemar Cardoso, eles estão realizando um trabalho sobre as questões ambientais que envolvem o rio São Francisco. Os alunos tinham interesse em saber como a água viaja tantos quilômetros para chegar às torneiras de mais de 200 mil residências.

O grupo de 40 alunos do quarto e quinto anos matutino, estavam acompanhados das professoras Marlene Fernandes, Tamires e Mariza. Para um aluno, o objetivo deles é compreender como ocorre o controle da qualidade da água fornecida à população.

Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre as várias etapas do tratamento da água que é fornecida aos moradores de Palmas de Monte Alto, Iuiú,Guanambi e outras localidades,desde a entrada do líquido bruto na ETA até a saída para a distribuição nas redes da cidade. Nas visitas, elas conferiram a adição de flúor; e desceram até a casa de bombas, onde conheceram as máquinas que fazem a água tratada chegar até os reservatórios e, posteriormente, em suas casas. Os alunos tiveram a oportunidade de degustar a água recém-tratada, ganharam um squeezer da empresa e finalizaram a visita com um passeio pelas áreas operacionais.

De acordo com a assistente Social Paula Cecília, a EMBASA apoia e incentiva visitas de grupos organizados à Estação de Tratamento de Água. “Receber visitantes em nossas instalações, especialmente crianças e jovens, é fundamental para que possamos fortalecer a conscientização da população da região sobre a importância da preservação de nossos recursos hídricos”, declara Paula, coordenadora do núcleo socioambiental.

Para Tiago Franco Coordenador da ETA, qualquer grupo de pessoas, pertencente às escolas, agremiações e outras organizações da sociedade civil, pode conhecer as instalações da ETA de Julião. Para tanto, basta fazer o agendamento prévio com a concessionária.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário