Alunos do curso de Medicina da FIP Guanambi repudiam formato de ensino à distância

Os estudantes afirmaram ao portal Folha do Vale nesta quarta-feira (22), que as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino à Distância (EAD), no entanto, a qualidade do sistema é péssima.

GUANAMBI – Alunos do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padrão (FIP), em Guanambi, o sudoeste da Bahia, repudiaram o formato das aulas oferecido pela instituição diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19. Os estudantes afirmaram ao portal Folha do Vale nesta quarta-feira (22), que as aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino à Distância (EAD), no entanto, a qualidade do sistema é péssima.

Na nota encaminhada ao portal Folha do Vale, eles informam que é comum ocorrer durante as transmissões interrupções dos tutoriais como: cortes nos áudios, vídeos e falhas no sistema. Conforme os alunos, diante das suas reivindicações a instituição se mantém irredutível.

Em resposta ao questionamento do FV, a instituição disse que em face aos desafios que o mundo enfrenta e diante dos esforços de todo o time FIPGuanambi para enfrentá-los, esse formato será oferecido apenas durante  quatro semanas de aulas pela plataforma digital.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, a partir em março, a substituição de aulas presenciais das instituições federais de ensino por aulas no formato de ensino à distância.

A autorização é válida para as universidades federais, os institutos federais, o Colégio Pedro II, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), o Instituto Benjamin Constant (IBC) e as universidades e faculdades privadas.

A portaria, porém, veda a medida aos cursos de Medicina e às práticas profissionais de estágios e de laboratório dos demais cursos.

Nota da FIP Guanambi

Prezado(a)s Colegas FIPGuanambi,

Em face aos desafios que o mundo enfrenta e diante dos esforços de todo o time FIPGuanambi para enfrentá-los, sentimos a importância de ressaltar o trabalho desenvolvido para que todos tenham conhecimento e argumentos para devidas contraposições. Apenas com 4 semanas de aulas pela plataforma digital, as FIPGuanambi se orgulham de sua equipe e professores pelas conquistas importantes:

1- Nas Práticas Interdisciplinares:

· As aulas estão sendo gravadas e disponibilizadas aos alunos;

· Os professores estão ministrando aulas em tempo real, possibilitando ao aluno o esclarecer suas dúvidas;

· Textos, artigos científicos e vídeo-aulas estão sendo disponibilizados para enriquecer os estudos;

· Livros disponíveis na biblioteca estão sendo indicados pelos professores, oportunizando o estudo em fontes diversificadas;

· Atividades estão sendo aplicadas para a aplicação do conteúdo abordado.

2-Nas sessões tutoriais:

· As aulas estão sendo desenvolvidas no ambiente Blackboard Colaborate, com uso de ferramentas que permitem o desenvolvimento dos passos do PBL, com eficiência;

· A síntese de cada sessão é pré-elaborada pelo relator e, após a discussão, colaborativamente, é revisada e disponibilizada ao aluno;

· No momento Tópicos Especiais, que se iniciará na próxima semana, o tutor abordará, em tempo real, temas discutidos nas tutorias, além de sanar dúvidas do aluno. Esse momento será gravado e disponibilizado ao aluno.

3-No suporte técnico:

. Atendimento personalizado para os alunos com problemas de conexão.

4-No suporte pedagógico:

. Os professores têm sido acompanhados e orientados, diariamente.

5-Serviço de Biblioteca:

· Criado atendimento “Biblioteca “Drive Thru”

· Criado atendimento “Biblioteca Delivery”

6-Nas monitorias:

. As monitorias com aulas online, propiciando mais um momento de estudo, revisão do conteúdo e saneamento de dúvidas.

7-Na capacitação de professores e alunos:

· Tutoriais da Plataforma Digital e do Google Meet foram elaborados e disponibilizados aos alunos e professores;

· Os alunos foram capacitados pelos seus tutores para usar a Plataforma Digital;

· Foi disponibilizado aos monitores, além do tutorial, o contato do prof. André para sanar dúvidas no uso do aplicativo Google Meet;

· Os professores foram capacitados para ministrar suas aulas online por meio de atendimento em grupo ou individual, pelo prof. André e pelo CEAD.

8-No cuidado com o outro:

. O setor Psicopedagógico, abriu sua sala virtual, disponibilizando atendimento online, individual e em grupo, para alunos com dificuldades de aprendizagem no ambiente virtual;

. A partir da próxima semana, o Setor Psicopedagógico irá implementar:

  • momentos de rodas de conversa online sobre as vivências acadêmicas e escuta do sofrimento psíquico;
  • disponibilização de vídeos e textos de orientação sobre as principais dificuldades encontradas no momento de distanciamento social, como: “Gestão de Tempo de Estudo”, “Dificuldades de Aprendizagem no Ambiente Virtual”, “Ansiedade”, “Solidão” no Período de Quarentena, entre outros.

9-Comunicação com a Direção Acadêmica

. A Ouvidoria mantém canais abertos de comunicação direta com a Direção Acadêmica, via e-mail e WhatsApp, para expor suas dificuldades, as quais são encaminhadas, diariamente, para os setores pertinentes.

10- Atendimento de determinações e orientações do MEC e de demais autoridades

. Todas as ações e inovações estão em conformidade com as determinações e orientações do Ministério da Educação, autoridades governamentais e de saúde, com o especial diferencial da Qualidade FIPGuanambi;

11- Esforço permanente

. Embora o momento oriente pela manutenção do distanciamento social, a Direção Geral e todo o time FIPGuanambi estão em contato remoto permanente entre si e com alunos, para enfrentamento e solução de todos desafios da realidade presente.

Encerramos nossos esclarecimentos desejando aos colegas um feliz Dia do Amigo! Mesmo que estejamos separados por um tempo, os laços virtuais serão a ponte para nos conectar e para celebrar a amizade, o carinho, o amor entre aqueles que se gostam e pelo trabalho que desenvolvemos.

RAFAEL SILVA GONITJO
Diretor Geral FIPGuanambi

VÂNIA TORRES
Diretora Acadêmica FIPGuanambi

Deixe seu comentário