Pagamento via PIX não será aceito em alguns comércios de Guanambi a partir da próxima semana
Em Guanambi, alguns comércios já informaram que não receberão mais pagamento via PIX a partir do dia 20 de janeiro.
GUANAMBI – A nova regra de fiscalização do PIX que começou a valer desde o início do ano, está mexendo com o emocional de alguns comerciantes de Guanambi, na região sudoeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A Receita Federal passou a contar com novos instrumentos de fiscalização sobre as transações financeiras realizadas pelos contribuintes. A partir de agora, o órgão vai passar a receber também dados das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das chamadas “instituições de pagamento” — que ofertam o serviço das “maquininhas”, por exemplo.
Em Guanambi, alguns comércios já informaram que não receberão mais pagamento via PIX a partir do dia 20 de janeiro. Em exemplo, é o Sacolão Essencial, localizado na BA-573. O comércio não informou o motivo da suspensão, mas clientes acreditam que seja em razão da nova regra.
A ampliação da fiscalização foi anunciada em setembro do ano passado e entrou em vigor esta semana. Essas informações serão repassadas por meio de uma declaração semestral, chamada de “e-Financeira”. Os dados só serão enviados quando o montante total movimentado, por cada tipo de operação financeira (PIX, pagamento ou investimento, por exemplo), for:
- superior a R$ 5 mil, para pessoas físicas;
- superior a R$ 15 mil, para empresas.
Esses dados serão incorporados à base de dados da Receita Federal com o objetivo de “identificar irregularidades e dar efetividade ao cumprimento das leis tributárias”.