Caso de suspeita de malária deixa população de Carinhanha em alerta.
Um caso de uma pessoa suspeita de malária que não teve o nome revelado está sendo tratada no município de Carinhanha. O senhor é do interior do município, que já teve malária há 20 anos, o mesmo tem todos os sintomas da malaria.
Um caso de uma pessoa suspeita de malária que não teve o nome revelado está sendo tratada no município de Carinhanha. O senhor é do interior do município, que já teve malária há 20 anos, o mesmo tem todos os sintomas da malaria. Segundo informações, esse senhor esteve recentemente no estado do Acre. Porém, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, o caso é importado, ou seja, de pessoa que contraiu a doença em outro lugar e chegar infectado ao município com mais de 28 mil habitantes.
As informações de que na cidade tenha um caso de malária ainda não foi descartada. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Carinhanha, mesmo havendo na região os insetos vetores da doença, como o mosquito Anopheles darling, “o caso é só suspeito e a situação está sob controle e não há razão para preocupações por parte da população”.
Doença – Caracterizada por infecção febril aguda, a malária é causada pelo protozoário do gênero plasmodium e transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles darling infectada.
Segundo a Vigilância de Epidemiologia, o material foi coletado no suspeito, mas até agora não foi confirmado o caso de malária no município. Há mais de 20 anos, não é identificado nenhum caso de malária na região do médio São Francisco.
Mesmo não sendo área endêmica para a malária, 82% dos municípios da Bahia possuem alta densidade dos potenciais vetores, “tornando o território vulnerável, o que exige uma vigilância epidemiológica rigorosa”, segundo a coordenadora de vigilância e controle de agravos da Divep, Maria Izabel Xavier. “Em 2009, ocorreram 25 casos, todos importados da região Norte, África e Guiana Francesa”. No ano passado, municípios com mais ocorrências foram Salvador (18), Porto Seguro (3), Teixeira de Freitas (2) e Itabela (2).
Por: Folhadovale. Net