Malhada: comemoração do Dia da Consciência Negra será realizado nesta terça-feira (20) e Tome-Nunes

O homenageado será Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o qual morreu em 1695. Personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial

Foto: reprodução internet

O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima terça-feira (20), na comunidade quilombola de Tome-Nunes, em Malhada. O evento realizado pela comunidade de Tome-Nunes, conta com uma vasta programação.

Programação

05h00- Alvorada

 

07h00 às 08h00-Café da Manhã

 

09h00-Apreentaçoes culturais com a banda Black Primus

 

12h00-Almoço

13h00- Cavalgada e levantada do Mastro

14h30- Apresentações culturais

O homenageado será Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o qual morreu em 1695. Personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Em janeiro de 2003, o projeto lei número 10.639, criou o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário