Audiência pública discute pavimentação asfáltica na vicinal Angico em Carinhanha
Os produtores destacaram como é importância pavimentar esse trecho de 7 quilômetros. “O asfalto vai facilitar o escoamento da produção de banana, manga e maracujá”, disse os produtores
Uma audiência pública foi realizada com mais 100 produtores na comunidade de Angico, área rural do município de Carinhanha, no Oeste da Bahia, na tarde da última sexta-feira, 3 de novembro, com o objetivo de debater a pavimentação asfáltica entre o distrito de Angico e a BA-161, reinvindicação de mais de 20 anos da comunidade.
Os produtores destacaram como é importante pavimentar esse trecho de 7 quilômetros. “O asfalto vai facilitar o escoamento da produção de banana, manga e maracujá”, disse os produtores.
O evento contou com a participação do prefeito Geraldo Pereira Costa, Piau (PDT), deputado Cláudio Cajado (DEM), deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), secretário de Agricultura da Bahia, Vítor Bonfim, produtores, secretários municipais e vereadores.
O deputado Cláudio Cajado afirmou durante sua fala, que o Governo Federal não dispõe desse tipo de convênio para pavimentação rural. “Não vou garantir, mas vou sentar com os pares para colocamos no orçamento do próximo ano. Não estou prometendo!”, disse Cajado.
Luciano Ribeiro destacou a importância do asfalto, mas deixou claro que faz oposição ao governo, mas como segundo líder da oposição vai mobilizar os colegas, mesmo sabendo que não será fácil.
O secretário de Agricultura da Bahia, afirmou que existem dois fundos para o produtor rural: Fundeagro e o Prodeagro. O Fundo para Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão – Fundeagro e Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (PRODEAGRO).São dois programas que os produtores precisam fazer parte,más antes eles precisam fazer parte da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – Aiba, assim fica mais fácil pegar recursos desses fundos e levar para o distrito de Angico.
De acordo com Piau, ele particularmente gostou da reunião e acredita que o povo de Angico também. “As promessas foram feitas, agora vamos cobrar o asfalto e a melhoria da energia dos irrigantes”, finalizou Piau.
Para os produtores, o fato de carregar 40 caminhões de frutas toda semana, coloca Carinhanha numa posição importante no Estado. Segundo eles,são cerca de 160 caminhões por mês, que aquece a economia regional. Segundo os produtores, futuramente essa área irrigada poderá atingir 15 mil hectares, gerando 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. Essas afirmações são baseadas na grande quantidade de terras férteis, mas não é só isso. “O Rio São Francisco serve como um canal natural”, disse Fabinho.
Estiveram presentes no evento,os presidentes das Câmaras de Vereadores de Carinhanha,Evania da Silva Neves,Feira da Mata,Cristiano do Ramalho, Caculé,Paulo Henrique.Além do secretário Municipal de Agricultura,Jader Wilton Oliveira Costa (Jadinha).
- Reunião
- Reunião
Redação www folhadovale.net