Rio Verde Grande tem curso interrompido em vários trechos no município de Malhada
Assim como ele, o Rio São Francisco já não consegue correr pelas terras áridas do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia.
A reportagem do portal Folha do Vale percorreu alguns trechos do Rio Verde Grande, no município de Malhada,no Sudoeste da Bahia. Há sete meses sem chover na região, os moradores estão vendo suas águas sumirem devido ao longo período sem chuva, mas também por intensa exploração humana, representada por captações irregulares para irrigação, perfuração descontrolada de poços artesianos, que sugam o lençol freático, e avanço do desmatamento.
De acordo com alguns ribeirinhos, peixes como curimatã estão ficando cada vez mais difícil. “O ano inteiro era de fartura nessa região, hoje ficou apenas lembrança de um tempo bom”, comentou o posseiro José Santana.
Um dos quadros mais preocupantes encontrado pela nossa reportagem, o rio teve o curso interrompido, no trecho próximo ao povoado de Laureci, município de Malhada. Assim como ele, o Rio São Francisco já não consegue correr pelas terras áridas do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia.
O Rio Verde Grande rio nasce no povoado de Alto Belo no município de Bocaiúva, em Minas Gerais e sua foz fica em Malhada na Bahia. Possui 557 km de extensão. A bacia é formada por 35 municípios, sendo 27 mineiros e 8 baianos. Dentre os municípios mineiros, apenas 12 estão inteiramente incluídos na bacia, enquanto que nenhum dos municípios baianos possui sua área integralmente inserida na região.
- Rio Verde
- Rio Verde
- Rio Verde
Reação www folhadovale.net