Guanambi registra altas temperaturas. Previsão é de muita chuva para o próximo mês.
Ainda nesta semana, o INMET –Instituto Nacional de Meteorologia registrou dados preocupantes para a nossa cidade, onde os índices de umidade relativa do ar chegando quase a níveis de deserto, oscilando entre 11% e 25%.

Os primeiros dias deste mês de setembro em Guanambi continuam sendo dos mais quentes, com temperaturas bastante elevadas, com dois a três graus acima da média para o período. Na tarde desta quarta-feira, 03/09, mais precisamente às 14:39 horas, o termômetro da rotatória da Praça Henrique Pereira Donato registrou a temperatura de 43°. Até mesmo os guananbienses que estão acostumados com o sol cáustico e inclemente estão reclamando do calor insuportável feito no início desta semana, é normal muitos levarem na ironia e dizer que em Guanambi há 4 estações do ano: ”1 – Pouco quente, 2 – Quente, 3 – Muito quente e 4 – Super quente”.
Ainda nesta semana, o INMET –Instituto Nacional de Meteorologia registrou dados preocupantes para a nossa cidade, onde os índices de umidade relativa do ar chegando quase a níveis de deserto, oscilando entre 11% e 25%.
A Organização Mundial de Saúde pede que “avisos de alerta sejam emitidos quando registros de umidade do ar fiquem abaixo de 20%”. No clima seco, os médicos recomendam que atividades ao ar livre e com exposição ao sol sejam evitadas entre as 10 e as 17 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa durante o dia. A baixa umidade pode provocar desidratação, ressecamento da pele, sangramentos no nariz e, em alguns casos, até desmaios. É recomendável também a ingestão de bastante líquido para que não ocorra desidratação, colocar baldes de água nos quartos e na sala de casa ou utilizar a praticidade dos umidificadores elétricos nos ambientes de convívio.
> Previsão animadora para chuvas
No último dia 25 de agosto, no auditório da Câmara de Vereadores, o renomado meteorologista Dr. Paulo Etchichury, Diretor da Somar Meteorologia e diretor administrativo do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET proferiu palestra para empresários e produtores em evento promovido pela Prefeitura de Guanambi. Demonstrando grande conhecimento sobre o tema, Paulo Etchichury, fez um detalhado relato sobre o cenário previsto, com dados, gráficos e informações climáticas do amplo cenário climatológico, destacando que ”a previsão para a região é boa e aponta para um período com muita chuva, iniciando-se na segunda quinzena de outubro e se estende aos meses posteriores, se configurando com uma melhor projeção do que nos anos anteriores”.
O palestrante autorizou a compartilhamento dos dados da palestra, siga o link faça o download dos slides expostos:
Crédito obrigatório
Por João Roberto Rocha Teixeira
Redação IGuanambi