Terceiro prefeito de Jaíba é empossado em menos de 15 dias

São razoáveis as chances de que o vice-prefeito Enoch consiga reassumir o cargo de titular do município porque sua breve passagem pelo gabinete não deu margem à sucessiva escalada de escândalos que há um tempo abala o quadro político local.

Por:Luis Cláudio Guedes

Foto: Giliardi Rafael
Foto: Giliardi Rafael

A Câmara Municipal de Jaíba deu posse na manhã desta quarta-feira (4) ao novo prefeito do município, durante sessão extraordinária convocada às pressas após a Justiça ter determinado, via medida cautelar, o afastamento do então titular do cargo. O vereador Júnior Leonir Magalhães Freitas, o Júnior da Maqtel (PSDB), 50 anos, substitui ao agora ex-prefeito Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT). Enoch, o breve, ocupava o cargo de prefeito há apenas 10 dias – depois que o titular Jimmy Murça (PCdoB) teve o mandato cassado pela Câmara Municipal.
Júnior da Maqtel é o terceiro nome a ocupar a cadeira de prefeito em Jaíba em menos de duas semanas. Vereador em segundo mandato, ele era até ontem o presidente da Câmara de Jaíba e terceiro na linha de sucessão no município. O novo prefeito assume ainda sem definição de quem serão seus principais assessores e sem saber quanto tempo efetivamente vai ficar no cargo, uma vez que o prefeito afastado Enoch Campos Lima já anunciou que vai recorrer ao Judiciário para tentar voltar ao comando do município.

São razoáveis as chances de que o vice-prefeito Enoch consiga reassumir o cargo de titular do município porque sua breve passagem pelo gabinete não deu margem à sucessiva escalada de escândalos que há um tempo abala o quadro político local. Ademais, o seu afastamento tem mesmo caráter provisório e seria medida preventiva para que tentasse criar obstáculos às investigações em curso na Prefeitura de Jaíba. O próprio Enoch já saiu dizendo que vai colaborar com a Polícia Federal e o Ministério Público, que não apresentaram, até aqui e até aonde se sabe, nenhuma denúncia formal contra ele.

Em favor de Júnior da Maqtel pesa seu desempenho à frente da Câmara Municipal durante o tumultuado período em que a comissão processante investigou os atos do ex-prefeito Jimmy Murça. Ele teria demonstrado bom trânsito político e serenidade para evitar que o processo descambasse para um quadro de desmando e anarquia na Casa. Serenidade e paciência que serão bem-vindas no momento em que Jaíba atravessa a maior crise política desde sua emancipação, há 23 anos.

A Câmara de Jaíba também deus posses aos suplentes Jefferson Kleber Nogueira (PSDB), que passa a ocupar a vaga aberta com a saída do correligionário Júnior Leonir para o comando do Executivo, e de Neudirlan Antonio Soares Filho (PRB), que assume a cadeira do vereador Adilson de Freitas David, o Têla (PRB), também afastado nesta terça-feira por força de liminar judicial.

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário