Borá não é mais a menor cidade do país

Além disso, é mais próximo do meu trabalho e tem uma tranquilidade difícil de encontrar em outras cidades. Borá é chique demais e quero viver sossegado pelo resto da minha vida", diz.

Imagens
Imagens

A perda do título de menor cidade do Brasil pegou os moradores de Borá (SP) de surpresa. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado nesta quinta-feira (29), o município, com 834 habitantes, deixou a posição ocupada por 23 anos para Serra da Saudade (MG), que tem 825 moradores.

O prefeito da cidade, Luiz Carlos Rodrigues, aponta entre os motivos para o ganho de 27 novos moradores o fluxo de entrada e saída de trabalhadores em uma usina de açúcar e álcool e a tranquilidade da cidade, que atrai principalmente pessoas aposentadas.

“Em Borá, 99% dos empregos gerados são da usina, mas talvez a tranquilidade da cidade seja o principal fator para atrair novos moradores”, diz

A usina, inaugurada em 2003, abriu 471 vagas no último ano,  mas a maioria dos trabalhadores ainda mora na cidade vizinha de Paraguaçu Paulista.

Alguns trabalhadores, no entanto, preferem virar cidadãos boraenses de vez, como é o caso de José Aparecido João, de 45 anos. Operador de máquinas, ele saiu de Paraguaçu Paulista para ficar mais perto do local de trabalho e é o mais recente morador: entrou na nova casa pela primeira vez na noite de quinta-feira. “Conseguimos uma casa em um conjunto habitacional. Além disso, é mais próximo do meu trabalho e tem uma tranquilidade difícil de encontrar em outras cidades. Borá é chique demais e quero viver sossegado pelo resto da minha vida”, diz.

História
Borá foi elevada à categoria de município em 1964, desmembrada de Paraguaçu Paulista. No primeiro levantamento populacional realizado pelo IBGE na cidade, em 1970, Borá tinha 1.270 habitantes e era a décima cidade menos populosa do país. Já em 1980, a cidade ficou em segundo lugar, com 866 habitantes.

A partir do censo do IBGE de 1991, Borá passou a ocupar o posto de cidade menos populosa do país, com 751 habitantes. No último censo, em 2010, o município continuava a ser o menos populoso, com 805 habitantes.

No entanto, um levantamento da estimativa populacional feito em 2012 apontou que cidade, que obteve dois habitantes a mais, havia passado a dividir o posto com a cidade mineira. As duas tinham 807 habitantes em 2012. De lá para cá, Borá somou mais 27 moradores, chegando a 834.

A tendência é que a cidade ganhe mais moradores em breve. Em agosto deste ano a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) entregou 101 casas do conjunto habitacional “Parque das Flores” para atender parte das 231 famílias inscritas, entre elas a de José Aparecido, que se mudou na quinta-feira.

Por:G1

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário