Malhada: Estradas interditada pelas enchentes.
As vicinais que ligam Malhada ao distrito de Canabrava amanheceram interditadas nesta sexta-feira (25/03) em função das enchentes das chuvas que estão caindo na região do Norte de Minas, há vinte dias.
As vicinais que ligam Malhada ao distrito de Canabrava amanheceram interditadas nesta sexta-feira (25/03) em função das enchentes das chuvas que estão caindo na região do Norte de Minas, há vinte dias.
Os trechos das estradas que ficaram críticas estão localizados, uma a seis quilômetros da sede. Pela vicinal Pedrinha e, o outro a menos de 1 km da sede pela vicinal Malhada/Canabrava. Quem está na sede e deseja ir às comunidades da região de Canabrava, precisam usar um desvio de mais de 30 km pelo distrito do Julião.
A preocupação dos moradores aumenta a cada momento, isso por que o nível da água do Rio São Francisco, não parar de subir. Nas últimas 24 horas, foram 26 centímetros. Água suficiente para isolar a passagem para a comunidade de Ilha de Malhada.
Os moradores dos municípios de Carinhanha e Malhada que usam a BR 030, pode ficar isolados, devido à quantidade de água do Rio São Francisco, que despeja na Lagoa do Mocambo, e ameaça quebrar um ponto na BR 030 a qualquer momento.
As comunidades de Samba, Ressaca, Ilha de Zezé e Ilha das Melancias no município de Malhada, estão isoladas há três dias. Tendo acesso só com embarcação.
O volume de água liberado pela Usina Três Marias, que foi de 2.670 m³/s, desde o último domingo, também está reduzindo e agora está com 2.460 m³/s. A vazão liberada deverá ser reduzida nos próximos dias e, desse modo, o nível do rio no Norte de Monas deve continuar caindo. Toda essa água começou chegar aos municípios baianos no final da tarde de ontem, o que vem fazendo o nível da água subir dois centímetros a cada 5 horas.
Segundo os técnicos da Cemig, o nível de armazenamento do reservatório está com 98,08% e eles permanecem monitorando a chuva e os níveis do reservatório, do Rio São Francisco e de seus principais afluentes. Havendo mudanças significativas nesse cenário, a Empresa voltará a informar a população.
Fonte:João Miguel Fonte e Redação:folhadovale.net