“Vice-prefeito de Guanambi está isolado e arrependido”, dizem aliados
A avaliação parte de aliados próximos, que relatam falta de espaço político e isolamento dentro da atual gestão.
GUANAMBI — A decisão de trocar uma reeleição considerada segura na Câmara Municipal pelo cargo de vice-prefeito na chapa de Nal Azevedo (Avante) tem sido avaliada, nos bastidores, como um erro político pelo vice-prefeito Zaqueu Rodrigues da Silva (Avante). A avaliação parte de aliados próximos, que relatam falta de espaço político e isolamento dentro da atual gestão.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Desde a eleição, Zaqueu teria sido gradualmente “colocado na geladeira”, sem participação efetiva nas decisões administrativas ou protagonismo político. Segundo esses aliados, o vice-prefeito comenta abertamente que se arrepende de ter deixado uma reeleição praticamente garantida no Legislativo municipal para compor a chapa majoritária.
O contraste com o passado recente é frequentemente lembrado. Quando presidia a Câmara Municipal de Guanambi, Zaqueu exercia forte influência política e mantinha amplo prestígio entre vereadores e lideranças locais. Atualmente, porém, até mesmo o presidente da Casa, Fausto Luiz Souza de Azevedo (Avante), teria se distanciado politicamente do vice-prefeito.
Aliados ressaltam que Zaqueu foi peça central na articulação que levou Fausto à presidência do Legislativo, o que reforça o sentimento de isolamento vivido pelo vice-prefeito no atual cenário político.
Zaqueu Rodrigues da Silva não foi localizado para comentar se pretende manter alinhamento político com Nal Azevedo nas eleições de 2026.