Coelba inicia remoção de fios soltos e combate a ligações irregulares em Guanambi
Neoenergia Coelba realiza Operação Gatonet em Guanambi após lei municipal determinar retirada de fios abandonados.
GUANAMBI — A Neoenergia Coelba deu início, nesta semana, à Operação Gatonet, com foco na retirada de fios soltos e desconexões irregulares em postes de diversos bairros de Guanambi, no sudoeste baiano.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A iniciativa faz parte de uma ação estadual que busca reduzir riscos de acidentes e melhorar a estética urbana, afetada pelo excesso de cabos abandonados.
A mobilização ocorre após a sanção da Lei Municipal nº 1.750/2025, de autoria do vereador André Moitinho e aprovada pelo prefeito Nal Azevedo, que obriga empresas de energia, internet, telefonia e TV a cabo a removerem cabos sem uso instalados nos postes de Guanambi. O texto da lei prevê multas para as empresas que descumprirem as determinações dentro do prazo legal.
Conforme dados divulgados pela Neoenergia Coelba, já foram retiradas mais de 450 toneladas de fios irregulares em toda a Bahia, além da emissão de 30 mil notificações e remoção de 20 mil caixas de telecomunicação. Essas estruturas são apontadas como responsáveis por curtos-circuitos, incêndios e problemas no fornecimento de energia.
O chamado “Gatonet”, nome dado às operadoras que atuam de forma irregular e sem autorização para uso dos postes, é o principal alvo da operação. A empresa estima que cerca de 90% das prestadoras de internet e telefonia que atuam no estado estão nessa condição.
Segundo Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Coelba, o problema vai além da ilegalidade. “O Gatonet coloca em risco direto a população, pois utiliza materiais fora dos padrões técnicos e de segurança. É uma das principais causas dos emaranhados de fios e de incêndios registrados nas redes”, afirmou.