Trezenário de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, começa neste domingo (1)

Durante os treze dias, a Praça Getúlio Vargas, em frente à igreja, será palco de missas diárias, barraquinhas com comidas típicas e apresentações musicais.

A tradicional Trezena de Santo Antônio em Guanambi, sudoeste da Bahia, começa neste domingo (1),  com uma programação que se estende até o dia 13, dia dedicado ao padroeiro da cidade. As festividades têm início às 5h com a alvorada, seguida de Celebração Eucarística às 6h na Igreja Matriz de Santo Antônio. Às 18h30, ocorre o levantamento do mastro, marcando o início oficial da trezena.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Durante os treze dias, a Praça Getúlio Vargas, em frente à igreja, será palco de missas diárias, barraquinhas com comidas típicas e apresentações musicais. As comunidades católicas locais são responsáveis pela organização das barraquinhas, com a venda de produtos que visam arrecadar fundos para projetos sociais da paróquia.

Para o pároco da Santo Antônio, que completará 155 anos em 2025, Padre João de Sá Teles, a festa de Santo Antonio “é uma das maiores manifestações de fé da nossa região, que congrega as mais diversas comunidades de nosso município, bem como une cultura, reliogiosidade e esperança, conforme o tema desse ano “155 anos ancorados na Esperança”, dentro do tema do Jubileu da Esperança, tema proposto pelo nosso saudoso Papa Francisco.”

A festa é considerada patrimônio cultural imaterial do povo de Guanambi, reunindo moradores e visitantes em um ambiente de fé, tradição e confraternização. O encerramento ocorrerá no dia 13 de junho, com missa às 17h e procissão luminosa, seguida de show na Praça Coronel Cajaíba, com o cantor católico e grande nome da música religiosa, Thiago Brado.

A Trezena de Santo Antônio é uma das celebrações religiosas mais importantes do município, fortalecendo os laços comunitários e mantendo viva a tradição católica na região.

Deixe seu comentário