Família de idosa internada na UPA de Guanambi com bactéria multirresistente pede transferência urgente

A idosa de 75 anos precisa ser transferida com urgencia da UPA para o HGG, mas a regulação não disponibilizou ainda.

GUANAMBI — A família de uma idosa de 75 anos internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, pede ajuda para transferir a idosa para o Hospital Geral de Guanambi (HGG).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Maria Cândida de Jesus foi regulada e aguarda uma vaga de urgência. A idosa está acamada desde que foi atropelada por uma motocicleta há cerca de oito meses, desde então, sua saúde se deteriorou. Há meses, Maria Cândida tem apresentado episódios recorrentes de febre e tem sido levada com frequência à UPA, de onde sempre retornava sem que o quadro fosse estabilizado.

Recentemente, exames confirmaram que a paciente está com uma bactéria multirresistente e, posteriormente, foi identificada uma segunda infecção bacteriana. Apesar de já ter sido submetida a diversos tipos de antibióticos, o tratamento não tem surtido efeito, e o estado clínico da idosa se agravou.

Conforme relatos da família, ela chegou a ser regulada para o Hospital de Vitória da Conquista, porém, segundo a família, a transferência foi suspensa porque o transporte disponível era uma ambulância comum. Devido à baixa saturação e à fragilidade da paciente, a equipe avaliou que não havia condições seguras para realizar o trajeto até Vitória da Conquista nesse tipo de transporte.

“Ela precisa de uma vaga no Hospital Regional com urgência para que possa iniciar o tratamento adequado. Na UPA não há suporte necessário para esse tipo de caso, estão apenas mantendo ela viva. Ela está muito fraca, está morrendo aos poucos. Eu estou implorando pela vida da minha tia”, desabafou uma sobrinha de Maria Cândida.

A família apela por sensibilidade das autoridades de saúde para que uma vaga com suporte adequado seja viabilizada quanto antes no HGG.

Deixe seu comentário