Pombos no Centro de Guanambi preocupam moradores
Embora não se tenha a quantidade exata de pombos e de outras aves, é evidente que há uma superpopulação no Centro de Guanambi.
GUANAMBI — Os bancos localizados na Praça Gercino Coelho, no Centro de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, que eram locais de encontros de muitos amigos, familiares e casais, no final da tarde, deram espaço para pombos e aves nas árvores.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A famosa “Praça do Bradesco”, uma das mais famosas ou, se não for, a mais famosa. A praça está coberta por penas e fezes dessas aves, além do mau cheiro. Quem visita o local garante que os pombos que habitam o Centro incomodam, principalmente quem é alérgico.
As aves ocupam as árvores e algumas casas no entorno. Embora não se tenha a quantidade exata de pombos e de outras aves, é evidente que há uma superpopulação. Os pombos se adaptam prontamente a um ambiente que ofereça condições básicas para sua sobrevivência, com oferta de abrigo, alimento e água.
Conforme moradores da vizinhança, as fezes dos pombos são ácidas e provocam doenças. As penas dos animais espalham-se não só pela praça, mas em outros pontos da cidade.
Em resposta à Folha do Vale, a assessoria de comunicação do município reconheceu o problema. A assessoria ressaltou que não existe uma solução de curto prazo e que o extermínio, além de ser uma agressão aos animais, seria paliativo e de curta duração. “Uma vez por mês acontece a limpeza no local, mas agora deve ocorrer com mais frequência”, diz um trecho da nota.