Direção da Escola Dr. José Bastos de Guanambi divulga carta após aluno autista ser espancado
O documento foi assinado na quarta-feira (27) pela direção da Escola Municipal Dr. José Bastos, em Guanambi.
GUANAMBI — A direção da Escola Municipal Dr. José Bastos, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, emitiu uma carta aberta à população após um aluno autista de 13 anos ser espancado na última sexta-feira (22).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O documento foi assinado na quarta-feira (27) pela direção da unidade de ensino. A mãe relatou que o filho foi espancado por volta das 11h30, por 10 alunos da instituição de ensino, após retornar de um piquenique no parque.
Na carta, a direção classifica as agressões contra o estudante de incidente e reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos. O documento cita que entre os participantes do ato há outros estudantes nas mesmas condições de autista (TDAH).
A carta esclarece que, após tomar conhecimento do ocorrido, agiu imediatamente e convocou os responsáveis, caminhando pelas vias legais que cabem à instituição, segundo o Regimento Escolar. A direção informa que a confusão iniciou após um desentendimento entre os envolvidos, por não aceitar o resultado de uma aposta.
A direção ainda cita que na quarta-feira o aluno retornou às aulas na unidade, participando ativamente das atividades propostas e interagindo ativamente com os colegas.
Procurada pela reportagem, a mãe do adolescente respondeu que o filho foi ontem na escola em razão de um teste de matemática, mas hoje se recusou a ir. Ela explica que ele passou a noite inteira tendo crise de ansiedade. “Ele teme que vai acontecer tudo novamente, então fica difícil. A direção tenta amenizar os danos, nem a secretaria de Educação quis me receber”, comentou.