Secretaria de Saúde de Guanambi apura flagrante de paciente sendo transportando carroceria do carro
A mãe do paciente afirmou que ligou mais de 20 vezes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teria ouvido o não.
GUANAMBI – A imagem de um adolescente de 14 anos sendo transportado com o pé quebrado na carroceria de uma caminhonete , na quarta-feira (8), em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, compartilhada nas redes sociais, deixou muita gente revoltada.
Nas redes sociais, uma pessoa afirma que ligou mais de 20 vezes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teria ouvido que o veículo só desloca em caso de fratura exposta.
Ela disse que chegando em Guanambi confirmou fratura nas pernas do adolescente, afirmando que é um absurdo. “Uma vergonha para uma cidade de quase 100 mil habitantes, esse pessoal aí no poder, não tem compromisso com o povo”, comenta.
Em contato com o Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, Edson Luiz Lelis (Dr.Luia), ele respondeu que tomou conhecimento da situação. “Estamos averiguando e tomando as providências necessárias”, comentou Luia.
Além do caso do adolescente, a equipe do Samu não teria atendido um paciente de 83 anos. A idosa solicitou o Samu após o companheiro após precisar de atendimento, contudo, uma funcionária teria negado.
QUANDO CHAMAR O SAMU
● Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
● Em casos de Intoxicação exógena
● Em caso de queimaduras graves
● Na ocorrência de maus tratos
● Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
● Em casos de tentativas de suicídio
● Em crises hipertensivas
● Quando houver acidentes/trauma com vítimas
● Em casos de afogamentos
● Em casos de choque elétrico
● Em acidentes com produtos perigosos
● Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte