Secretaria de Saúde de Carinhanha alerta população para casos de chikungunya e dengue
CARINHANHA – Enquanto muitos estão preocupados com a pandemia da Covid-19, existe outra questão que tem preocupado os órgãos de saúde. Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde apontou que o município pode ter surto de chikungunya, dengue e Zika.
Diante do aumento de casos de chikungunya, dengue e Zika
de janeiro de 2022 até o início deste ano, o secretário Municipal de Saúde de Carinhanha, Fabrício Barreto emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (4).
O boletim emitido nesta quarta aponta que Carinhanha contabiliza 159 casos de chikungunya, 97 casos de dengue 25 casos de Zika. O secretário informou que a equipe intensificou as ações para tentar frear o aumento dos casos, mas precisa do apoio da população.
Fabrício disse se a dengue deixa dor no corpo, a chikungunya é ainda pior. “Ela provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e musculares muito fortes. Os sintomas costumam persistir por até 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas”, comentou o secretário.
A secretaria pede que a população atente para suas casas e quintais, e faça. Segue algumas dicas para combater o Aedes aegypti.
Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
De acordo com Fabrício, uma equipe já notifica terrenos baldios para providenciar a limpeza. Ele disse que essa ação vai acontecer nos quatro cantos da cidade, mas para isso precisa da colaboração de todos.