Malhada decreta situação de emergência em saúde por conta do surto de síndrome gripal
A medida dá mais agilidade e garante as bases legais para o município adotar medidas no combate ao surto da síndrome gripal.
MALHADA – O prefeito de Malhada, no Médio São Francisco, decretou situação de emergência em saúde. A medida dá mais agilidade e garante as bases legais para o município adotar medidas no combate ao surto da síndrome gripal.
O prefeito considera o número crescente de pessoas com sintomas gripais que tem procurado as unidades de saúde em decorrência de infecções por vírus respiratórios, dentre eles, o vírus da influenza e, recentemente, um óbito confirmado pelo novo subtipo de influenza H3N2 na região de Saúde que compõe o Consórcio Inter federativo de Saúde do Alto Sertão.
Conforme o documento, a sobrecarga esses atendimentos têm demandado os profissionais e os sistema de saúde do Município, principalmente no Hospital Municipal São Geraldo, além do Centro de COVID.
Ainda conforme o documento, permanece obrigatório, em todo o Município de Malhada, o uso de máscaras de proteção facial, por todas as pessoas nas vias públicas e também nos órgãos públicos e privados.
Foi suspenso eventos que caracterizem aglomeração de pessoas, tais como festas, comemorações de casamentos e aniversários, cavalgadas e afins, em qualquer local, seja fechado ou aberto, público ou particular.
Além disso, o decreto suspende o funcionamento de clubes sociais e prestadores de serviços de lazer. Também foi suspenso atividades esportivas coletivas ou de contato nos espaços públicos ou privados do município;