17ª Batalhão de Polícia anuncia implantação da Ronda Maria da Penha em Palmas de Monte Alto
A Ronda Maria da Penha já começa a entrara em operação no dia 7 de dezembro, com reforço nas ações no enfrentamento à violência contra a mulher,em Palmas de Monte Alto.
PALMAS DE MONTE ALTO – Na manhã desta sexta-feira (26), o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (17ºBPM), tenente-coronel Arthur Mascarenhas, se reuniu com Adenusia Araújo, Secretária de Ação Social, em Palmas de Monte Alto, onde foi discutida a implantação da Ronda Maria da Penha.
Durante o encontro entre Mascarenhas e Adenusia, foi acertado o início da Ronda Maria da Penha já no início do mês de dezembro, com o reforço nas ações no enfrentamento à violência contra a mulher.
A implantação da Ronda Maria da Penha só será possível por conta da parceria da Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto, através da Secretaria de Ação Social e da Polícia Militar da Bahia, com previsão da aquisição de um veículo novo por parte da Secretaria de Ação Social que disponibilizará para a Ronda Maria da Penha.
De acordo com Mascarenhas, Atualmente existe 24 mulheres com medidas protetivas deferidas pela Justiça. Com a implantação da Ronda Maria da Penha existe uma expectativa que outras mulheres vítimas de violência doméstica se encorajem e denunciem seus agressores, tendo assim assistência integral por parte do CREAS e da PM.
Em conversa com Mascarenhas, ele afirmou que a implantação da Ronda Maria da Penha no Município de Palmas de Monte Alto será de fundamental para a proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica, além disso, ele acredita que a tendência já em curto prazo seja de redução desses crimes ligados à violência doméstica.
Segundo Adenusia, a expectativa é de que com a implantação da Ronda Maria da Penha outras mulheres se sintam mais protegidas e encorajadas para denunciarem os seus agressores à polícia e com isso tenham o acolhimento tanto por parte da RMP como pela secretária de Ação Social do Município.
Ainda de acordo com Mascarenhas, quem irá coordenador o serviço é a Tenente Andréia. “Acredito no sucesso da RMP, assim como foi no município de Carinhanha que foi implantada há 03 meses e os resultados foram fantásticos com redução significativa dos números desses crimes ligados à violência doméstica”,comentou Andréia.
A primeira reunião para implantação da Ronda Maria da Penha ficou agendada para 7 de dezembro, na Secretaria de Ação Social de Palmas de Monte Alto. Na oportunidade será feito um levantamento de todos os casos de mulheres com medidas protetivas deferidas pela Justiça, bem como toda estrutura de proteção integral que será colocada à disposição das mulheres vítimas de violência doméstica.
Ronda Maria da Penha
Criada em março de 2015, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (local com o maior número de vítimas de violência doméstica da cidade), nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Ronda Maria da Penha (RPM) atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.
Reconhecida nacionalmente, a Ronda Maria da Penha é fruto de assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. A SPM-BA preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha.