Bom Jesus da Lapa completa 98 anos de emancipação política

O município conhecido pelas grandes romarias que levam milhares de turistas ao Santuário do Senhor Bom Jesus completa 98 anos de emancipação nesta terça-feira (31).

BOM JESUS DA LAPA – A Capital Baiana da Fé completa 98 anos de emancipação política nesta terça-feira (31). O município de Bom Jesus da Lapa, localizado na região Oeste do Estado é conhecido por reunir anualmente milhares de fiéis em seus festejos em homenagem ao Bom Jesus. O município realiza uma das principais romarias do Brasil.

Em ritmo de comemoração aos 98 anos de emancipação da cidade a Prefeitura deu iniciou no último final de semana aos festejos na cidade, mas devido a pandemia, alguns protocolos de segurança foram necessarios para agrantir a proteção dos moradores. Um evento cultural na praça Monsenhor Turíbulo Vila Nova reuniu grandes artistas e grupos folclóricos da cidade.

Na ocasião, houve apresentações da cantora Leila Chocolate, do grupo de capoeira Mestre Fazinho, samba de roda, entre outros espetáculos. Nesta terça-feira (31) houve o hasteamento da bandeira e uma missa em celebração aos 98 anos de emancipação política de Bom Jesus da Lapa.

Cidade do Vale São Franciscano na Bahia, situada a 796 km da capital estadual Salvador, é conhecida como a “Capital Bahiana da Fé”, por promover a 3ª maior festa religiosa católica do Brasil. A beleza natural da Gruta, propiciou ao Santuário do Senhor Bom Jesus, mediante votação do Brasil inteiro, a classificação de Primeira Maravilha do Brasil.

Com as primeiras visitas à região ainda no século XVI, Bom Jesus da Lapa se desenvolveu por meio de uma gruta localizada dentro de um dos morros que compõem o município. Após o artista plástico português Francisco de Mendonça Mar ter se estabelecido no local como um monge, viajantes e peregrinos visitavam a fazenda Morro, da qual surgiu o município, para procissões e descanso. Grande parte da importância da cidade se deve ao turismo religioso.

Foto: Reprodução / Ascom

Graças às constantes peregrinações que se transformaram em grandes e permanentes romarias de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o antigo povoado foi transformado em vila em 1890. No ano seguinte o governador da Bahia, Virgílio Clímaco Damásio determinou a criação do distrito de Sítio do Mato e Lapa, além da separação de Urubu de Bom Jesus da Lapa. A instalação da nova vila se deu em 1891.

Em 1923, o governador da Bahia em exercício, José Joaquim Seabra, determinou a elevação de Bom Jesus da Lapa à categoria de cidade. Em 1930, mais de 60 mil pessoas visitavam a cidade por ano.

Deixe seu comentário