Prefeitos do Consórcio Interfederativo de Saúde solicitam de Rui Costa mais leitos de UTI
Foi consenso entre os prefeitos, prefeitas e governador a renovação do decreto de lockdown até o dia 15 de março.
SALVADOR – Ocorreu hoje (9), a reunião virtual do Consórcio Interfederativo de Saúde com a presença do governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT) e os 22 prefeitos e prefeitas das cidades que compõem o Consórcio Interfederativo de Saúde do Sudoeste.
O encontro virtual inicialmente foi agendado para discutir os pontos de pautas relacionados as demandas de regulação do Hospital Geral de Guanambi (HGG), visto que diversas ambulâncias dos municípios estão se deslocando constantemente para levar pacientes para procedimentos cirúrgicos até a capital, no entanto, a reunião se restringiu a debater exclusivamente sobre a criação de novos leitos de UTI para atender pacientes da região vítimas de Covid-19.
Com duração de três horas, as discussões foram relacionadas as medidas de combate para atenuar os problemas que os municípios da região encontram, por decorrência da crise pandêmica. O presidente do consórcio, prefeito de Iuiu, Reinalldo Goés, solicitou do governador uma atenção especial no que tange a oferta de leitos de UTI para vítimas de Covid-19 da cidade de Guanambi e da região.
“O governador está se prontificado e empenhando para abrir até amanhã, 10 leitos de UTI na Unacon, em Caetité, além de colaborar para abertura de 30 leitos no Hospital Universitário em Guanambi”, relatou o presidente do consórcio.
Na ocasião foi apresentado ao governador o boletim geral da região, com o registro do crescimento de casos ativos dos munícios, internações, óbitos, e índice de pacientes que estão na fila de espera aguardando por transferência para leito de UTI.
Para frear a taxa de transmissão é fundamental a contribuição da sociedade e a adoção de medidas mais enérgicas. Por isso a decisão do governador, juntamente com prefeitos e prefeitas é a prorrogação do lockdown até a próxima segunda-feira”, afirmou.