Lei Ficha Limpa pode atingir ex-prefeito e ex-vereador de Carinhanha.
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na tarde quinta-feira, 16 de fevereiro, a validade da Lei da Ficha Limpa.
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na tarde quinta-feira, 16 de fevereiro, a validade da Lei da Ficha Limpa. A decisão torna inelegíveis por oito anos políticos cassados, que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação e os condenados criminalmente por órgão colegiado, independente de o caso ter sido ou não julgado em última instância.
Em Carinhanha, o ex-prefeito Geraldo Pereira Costa, Piau (PDT), que responde a processos na justiça pode ser enquadrado. Em 2008, Piau foi candidato a prefeito do município de Carinhanha, graças a uma liminar. De acordo a Lei da Ficha Limpa, Piau estaria inelegível, já que o mesmo responde processos em outras estâncias.
Outro que seria enquadrado pela nova Lei da Ficha Limpa, seria o ex- vereador Adilhermilson Soares, Léu do Luana (PMDB), que tentou a reeleição em 2008, mas não conseguiu. Com as contas desaprovadas pelo TCM. Assim, Léu do Luana também seria enquadrado como Ficha Suja e estaria inelegível.
Em 2008, o ex-vereador Léu do Luana, foi candidato a vereador, mas não teve os votos contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!
Por: Folhadovale. Net