Prefeitura de Iuiú decreta ‘lockdown’ por sete dias a partir de 2 de agosto
A medida de bloqueio total inclui o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais localizados no município, exceto os essenciais, em Iuiú.
IUIÚ – A Prefeitura de Iuiú decretou, nessa segunda-feira (27), o ‘lockdown’ na cidade. A medida de bloqueio total inclui o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais localizados no município, exceto os essenciais, que só poderão funcionar com horário reduzido, das 07h até às 17h.
Depois da 17h, só será permitido o funcionamento de farmácias, postos de gasolina e Hospital, do dia 02 até o dia 08 de agosto. O bloqueio vale partir de domingo (2), por uma semana, com possibilidade de prorrogação, como forma de obrigar o isolamento social para evitar maior número de contaminação do novo coronavírus.
Iuiú já registrou, até essa segunda 11 casos de Covid-19 e não há registro de óbito em decorrência da doença, segundo o boletim da Secretaria Municipal Saúde de Saúde. O Decreto Municipal nº 047/2020, que será publicado na terça-feira (28).
De acordo com pó decreto, fica proibido a venda e distribuição de bebidas alcoólicas em todo e qualquer tipo de estabelecimento comercial localizado no território do município (sede, Distrito de Pindorama e comunidades rurais), inclusive supermercados e mercearias. Fica proibição ainda a entrada de veículos de distribuidoras de bebidas alcoólicas a partir do dia 30 de julho até o dia 08 de agosto.
No mesmo decreto o gestor manteve a suspensão das aulas presenciais na rede privada de ensino a partir do dia 02 até o dia 31 de agosto. A suspensão das aulas presenciais da rede municipal de ensino a partir do dia 22 de agosto, após o encerramento das férias escolares antecipadas pelo Decreto Municipal nº 043/2020;
As medidas anunciadas poderão ser endurecidas ou flexibilizadas a depender do quadro epidemiológico do município. O descumprimento das medidas podem levar a sanções administrativas e judiciais. Além de infrações sanitárias, o descumprimento pode ser tipificado como crime.