Teste rápido confirma coronavírus em Riacho de Santana
Esse é o primeiro caso confirmado via teste rápido em Riacho de Santana, no entanto, esse tipo de teste não consiste em um exame diagnóstico, mas em método para triagem.
RIACHO DE SANTANA – Um homem fez teste rápido e testou positivo para coronavírus (Covid-19), na segunda-feira (18), em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia. O paciente que testou positivo apresentou alguns sintomas como febre, coriza, dor de garganta e dores pelo corpo.
Conforme informação da secretaria municipal de Saúde, o paciente é morador da zona rural da cidade e esteve recentemente em Paramirim, cidade com caso confirmado. O teste rápido não consiste em um exame diagnóstico, mas em método para triagem, por isso, é necessário realizar a contraprova.
A secretaria municipal de Saúde informou que o material será coletado na manhã desta terça-feira (19), e posteriormente encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/BA), em Salvador.
O município registrou até o momento 16 casos suspeitos da doença, sendo que 12 já foram descartados, 3 aguardam resultado e 1 foi confirmado em teste rápido. Outras 340 pessoas estão em monitoramento domiciliar, segundo o Boletim Epidemiológico.