Nível do rio São Francisco atinge 6,90 metros em Carinhanha
O nível do Velho Chico deve diminuir a partir de sexta-feira (13), nas cidades de Carinhanha e Malhada, segundo o engenheiro Planejamento Energético da Companhia Energética de Minas Gerais S.A.(CEMIG), Diogo Carneiro.

CARINHANHA / MALHADA – O nível do rio São Francisco atingiu 6,90 metros na manhã desta quarta-feira (11), em Carinhanha, no oeste da Bahia. Em relação ao dia anterior houve um aumento de 14 centímetros, já que na manhã de terça (10) foram registrados 6,76 metros.
De acordo com o engenheiro de Planejamento Energético da Companhia Energética de Minas Gerais S.A.(CEMIG), Diogo Carneiro, nesta quarta-feira foi reduzido à vazão na Usina Hidroelétrica de Três Marias, sendo que até sábado (14) o nível do rio deve estabilizar e não há riscos de enchentes de grandes proporções.
Com o nível do rio atingindo quase 7 metros nesta quarta, o Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade foi coberto pelas águas do Velho. Não existe até o momento nenhum registro de família desabrigada na sede e zona rural, conforme informação da secretaria de Assistência Social.
No município vizinho de Malhada, o rio ainda não jogou nas lagoas da Cruz e Mocambo, segundo informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José castor Castro de Abreu (Zé Castor). O secretário ainda esclareceu que na terça-feira (10) esteve na comunidade de Ilha das Melancias, com o representante da Defesa Civil do Estado da Bahia, Edmildo Moreno.

“A água estava perto das casas das 27 famílias na tarde de ontem, mas não oferece nenhum perigo. O gestor Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin) autorizou levar cestas e lonas para essas famílias. Ninguém ficará desamparado”, disse Castor.
Além de Ilhas das Melancias, o Município monitora moradores de Ilha de Malhada e Tome – Nunes. Ele explicou que choveu nesta madrugada 40 milímetros em Malhada, mas essa chuva não representa perigo de inundação nessas comunidades ribeirinhas.
A enchente de fevereiro desse ano atingiu 6,04 metros e não deixou ninguém desabrigado.