Dr.Eva fala sobre mau hálito no quadro “Fala Doutor” na Radio Pontal FM.

O programa Em Cima do Rastro recebeu nos estúdios da Rádio Pontal FM, nesta quinta-feira, 15 de março.

O programa Em Cima do Rastro recebeu nos estúdios da Rádio Pontal FM, nesta quinta-feira, 15 de março, a cirurgiã dentista Dr.Eva da Silva Oliveira, formada pela Univale-Universidade do Vale do Rio Doce, e especializada em saúde pública, com ênfase em PSF. Dr.Eva falou sobre um assunto polemico que é o mau hálito.

Em Cima do Rastro- O mau hálito atinge apenas pessoas que não cuidam da saúde bucal?
Eva- Não. Existem muitas causas é o caso de respiradores bucais e pessoas que tenham problemas crônicos de saúde.
Em Cima do Rastro- O que é a halitose? Quais as suas causas?
Eva- Halitose é o nome dado para o mau hálito. Cerca de 90% das causas estão localizadas na boca, como gengivite, saburra lingual, caseo amigdaliano, periodontite, cáries, pouca salivação, prótese mal adaptada, aparelhos ortodônticos, entre outros. Mas existem outras causas, como diabetes descompensada ou problemas renais, hepáticos e intestinais.
Em Cima do Rastro- Como evitar o mau hálito?
Eva- Depois de cada refeição, escove os dentes e principalmente a língua; passe o fio dental entre todos os dentes ao menos uma vez ao dia; consuma menos alimentos com temperos de cebola e alho; beba água várias vezes ao dia; evite cigarro e bebidas alcoólicas. Tambénm é importante visitas regulares ao dentista.
Em Cima do Rastro- Como fazer a limpeza adequada da língua?
Eva- Através de um raspador lingual que é encontrado em grandes redes de farmácias. Coloque a língua para fora da boca e posicione o raspador lá no fundo da garganta. Puxe-o para frente como se estivesse varrendo a língua. Faça isto várias vezes – o suficiente para a língua ficar limpa. Pode ser usado também a própria escova de dentes ou uma colher de sopa.
Em Cima do Rastro-Ao acordar todo mundo tem mau hálito. Isso é normal?
Eva-Sim. Durante a noite temos uma queda da glicemia e também uma redução da quantidade de saliva causando assim o mau hálito. Mas é só escovar os dentes ou se alimentar que ele logo passa.
Clique aqui e ouça um trecho da Entrevista

Por:Folhadovale.Net

Dr.Eva
Dr.Eva

Deixe seu comentário