Secretário de Agricultura da Bahia fala sobre perdão da divida do pronaf na Rádio Sucesso FM de Serra do Ramalho

Salles que deixa a pasta na próxima sexta-feira(17),já que ele é pré-candidato a deputado estadual.

Eduardo Salles
Eduardo Salles

O Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, concedeu entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, comandado pelo radialista Ailton Alegria da Rádio Sucesso FM, 88, 5, na cidade de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia. Salles que deixa a pasta na próxima  sexta-feira(17),já que ele é pré-candidato a deputado estadual.

Salles falou do decreto 8.177, da presidente Dilma Rousseff, concede perdão de 80% para dívidas dos agricultores familiares e assentados do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura familiar (Pronaf), contraídas entre 1999 e 2010 nas linhas de crédito A e A/C.

Segundo ele, quem terá acesso ao benefício os agricultores que procurarem o governo para renegociar suas dívidas, mas os procedimentos ainda serão normatizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O restante do débito (20%) poderá ser renegociado com desconto de até 50% no saldo devedor dos assentados e agricultores das regiões Norte e Nordeste. Nas outras regiões, esse rebate será de 45%. Para terem direito a esse desconto, terão de pagar a parcela da dívida no dia do vencimento. A medida irá beneficiar 203 mil famílias. O valor do débito é de R$ 2,4 bilhões.

O mesmo que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) esteve por diversas vezes em Brasília reivindicando solução para a questão do endividamento dos agricultores, o ideal seria o perdão total das dívidas, considerando-se principalmente as condições dos pequenos produtores do nordeste, extremamente prejudicados pela seca de três anos, “mas essa medida adotada pela presidente Dilma é um grande passo, que vai ajudar muito os agricultores familiares, que poderão ter acesso a novos financiamentos”.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário