Caos na saúde de Juvenília: pacientes fazem peregrinação em busca de atendimento médico na Bahia

Um balanço feito pelo portal Folha do Vale mostra que pelo menos três pessoas são atendidas no Hospital São Geraldo, diariamente, totalizando cerca de 60 pessoas por meses

Os moradores do distrito de Porto Agrário, no município de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, fazem uma verdadeira peregrinação em busca atendimento médica, no município baiano de Malhada. Conforme alguns pacientes relataram ao portal Folha do Vale, eles viajam a barco cerca de 30 minutos, em busca dos primeiros atendimentos no Hospital Municipal São Geraldo.

A reportagem do portal Folha do Vale esteve na última sexta-feira, 12 de janeiro, no distrito para ouvir os moradores. Alguns pacientes disseram que nunca foi negado o atendimento no Hospital São Geraldo, entretanto eles são questionados pelo médico da unidade de saúde de Porto Agrário.

Segundo os moradores, uma médica atende no PSF do distrito, mas falta medicamento. Os exames pedidos pela médica não são marcados em Juvenília, então eles procuram os serviço de saúde no estado da Bahia. Pacientes da sede do município afirmaram que muitas vezes são atendidos na cidade de Feira da Mata, município referência na saúde.

“Alguns exames são agendados em Guanambi pela secretária de Saúde de Malhada. Isso é uma vergonha. Esse atendimento deveria ser feito em Juvenília. Nossa salvação é Malhada, nossa saúde não existe”, comenta dona Francisca.

Internada no Maria Pereira Costa (Dona Quinha), em Carinhanha, dona Helena disse que sente vergonha. “O povo baiano é muito hospitaleiro, não fazem cara feia para servir o povo mineiro”, disse dona Helena.

Um balanço feito pelo portal Folha do Vale mostra que pelo menos três pessoas são atendidas no Hospital São Geraldo, diariamente, totalizando cerca de 60 pessoas por meses.

Em contato com o gestor de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro (PT), ele afirmou que o atendimento em Malhada, terá que continuar devido ser o Hospital mais próximo. “Sabendo disso, já estive em conversando por telefone com amigos da prefeitura de Malhada, como também com o prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), onde ficou acertado que irei naquele município para fazer alguns ajustes de parceria”, disse Carneiro.

O secretário Municipal de Saúde de Malhada, Ginaldo Gomes (Naldin), disse que não pode negar o atendimento, mas o município de Juvenília precisa colaborar. “A secretária  Municipal de Saúde de Juvenília foi avisada há quase dois meses, mas não tive nenhuma resposta”, disse Naldin.

Naldin lembrou que em abril de 2011, o então prefeito Antônio Marinho de Matos (Toninho Marinho), hoje vice-prefeito, foi pessoalmente ao município firmar uma parceria.

 

Nota enviada pelo prefeito Rômulo
O distrito de Porto Agrário está tendo por parte do município toda atenção possível, principalmente na saúde. Acontece, e que os recursos financeiros a cada dia que passa, são diminuídos em relação aos repasses para o município. 
Sabendo disso, eu solicitei dos nossos deputados, emendas parlamentares para suprir as demandas na saúde, onde estaremos sendo atendidos com um milhão de reais para a saúde em 2018, através de emendas indicadas pelos deputados Gabriel Guimarães, e Paulo Guedes. Assim estaremos resolvendo todas as demandas reprimidas. 
Sobre as pessoas que estão solicitando o Hospital de Malhada, no qual aqui eu agradeço a atenção daquele município, isso ainda terá que continuar devido ser o Hospital mais próximo. Sabendo disso, já estive em conversa por telefone com amigos da prefeitura de Malhada, e também com o prefeito Dezinho, onde ficou acertado que irei naquele município para fazer alguns ajustes de parceria. Afirmo que este contato pessoal ainda não aconteceu, devido está aguardando da minha contabilidade todo fechamento com metas cumpridas, e índices do ano de 2017, que terá fechamento até dia 15 de Janeiro. Após, estarei partir do dia 17 próximo, procurando minha vizinha cidade de Malhada para tentar fazer um terno de cooperação na saúde, assim como temos no Hospital de Montalvânia, e em Manga. 
Mandamos para Porto Agrário em meu primeiro dia de serviço, uma médica para esta realmente residindo no município, e creio que isso acrescentou em muito para aquela comunidade, acontece que estamos com algumas deficiências no atendimento por parte de alguns funcionários, situação que será resolvida neste ano que se inicia.

Primeiro ano foi muitos projetos, agora em 2018 serão várias execuções, como: Campo Gramado e iluminado, água tratada até junho deste ano, e o calçamento que já está em andamento. Sem contar do Ginásio que inauguraremos em breve. Reformaremos o PDF, reformaremos a quadra esportiva, iremos finalizar a reforma do colégio municipal. 
Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário