Vídeo mostra plantação de feijão e mandioca morrendo após aplicação de veneno em Iuiu
O veneno aplicado pelo equipamento no dia 11 de janeiro, atingiu plantação de feijão e mandioca na região de Morro de João Lopes.
IUIU – Um vídeo gravado por pequeno produtor da Fazenda Ouro Fino, na comunidade Morro de João Lopes, em Iuiu, no sudoeste da Bahia, mostra como ficou uma pequena plantação de feijão e mandioca após a aplicação de veneno com aeronave.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Os pequenos produtores denunciaram o pecuarista conhecido como “Rogério”, da Fazenda Aldir, na manhã de quarta-feira (17), após o veneno ser aplicado no dia 11 de janeiro. No vídeo encaminhado ao Folha do Vale, um morador mostra como ficou as folhas de um pé de umbu e outras árvores.
Ainda no vídeo, o pequeno produtor pergunta que vai pagar pelo prejuízo. Ele disse que o veneno pode ter atingido pequenos tanques usados para o gado beber água, além de perguntar quem vai pagar pelos danos causados.
Ao Folha do Vale, Rogério admitiu que fez aplicação de veneno para matar lagarta e cigarrinha no sorgo e no capim, porém negou ter feito o uso do herbicida 2,4 D com avião. Ele disse esse tipo de aplicação é feito com trator, além de afirmar que a aplicação foi feita na Fazenda Boa Sorte, às margens da BR-030, em uma área de 425 hectares.
Vagna Nogueira, gestora do Departamento de Meio Ambiente de Iuiu, esclareceu que o Município tomará todas as medidas cabíveis, afirmando ser inadmissível essa postura. Ela disse que atuando há 7 anos na área nunca viu nada igual, por isso, irá acionar outros órgãos ambientais.